O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, em comprimento de suas ações, promove oficinas de capacitações com as famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e com a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos - relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
O objetivo das oficinas é promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, proporcionando a superação de vulnerabilidade e risco social, permitindo a inclusão produtiva para proporcionar a todos os usuários, a autonomia para sobreviver com dignidade sustentável. De acordo com a coordenadora e Psicóloga do CRAS Luila Tássia, “as oficinas de capacitações têm o intuito de ajudar os usuários a terem uma profissão, proporcionando uma geração de renda na família e melhorando a auto estima do público atendido, possibilitando assim, uma melhoria da qualidade de vida”. As oficinas acontecem nas dependências do CRAS, podem ocorrer de acontecerem em períodos distintos um dos outros e são oferecidas gratuitamente para os usuários.
As oficinas de capacitações realizadas no CRAS de Pingo D’Água são:
• Cabeleleiro - A oficina proporciona um conhecimento e aprendizado nas modalidades de escova, prancha, hidratação, tintura e corte masculino em máquinas. Tem duração aproximada de um mês, com carga horária de 10hs semanais, contendo turmas no período da manhã e da tarde. Tem como monitora da oficina Rônia Pires Penha.
• Salgado - Oficina de produção de salgados, ministradas pela monitora Rosilene Maria de Souza Carmo. A oficina é contemplada com aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas são trabalhadas normas de higienização e custeio administrativo, e nas aulas práticas as participantes aprendem a produzir coxinha, croquete, risoles, quibe, enroladinho frito e assado, esfirra, pastel assado e frito, bolinho de mandioca, bolinho de batata, empadinha e torta assada. Tem duração aproximada de quinze dias, com carga horária de 15hs semanais, turmas manhã e tarde.
• Pintura em tecido - A oficina visa aprimorar os conhecimentos dos usuários do CRAS acerca da pintura em tecido. Com duração aproximada de três semanas, as aulas são diárias com duração de duas horas em cada horário - manhã e tarde, e está sendo ministrada pela monitora e artesã Renata Vieira da Silva.
• Biscuit - A oficina de artesanato em Biscuit, conhecido como arte de modelar utilizando um tipo de massa, é realizada pela monitora e artesã Renata Vieira da Silva. São confeccionados vários tipos de imãs para geladeira e decorações de potes. A oficina tem aproximadamente duas semanas de duração, sendo duas horas diárias, com turmas no período matutino e vespertino.
• Costura - A oficina promove um conhecimento e aprendizado acerca dos manuseios das máquinas de costura, costuras em tapetes, peças de roupas, bolsas para gestantes, cortinas, entre outros. Tem como instrutora a costureira e Presidente da Associação Terezinha Dionízia de Souza. Tem duração aproximada de dois meses, a oficina é realizada duas vezes por semana, com carga horária de 3hs cada, turmas manhã e tarde. Um dia é para os usuários novatos e o outro dia é para os veteranos.
• Bordado - A oficina de bordado é dividida em duas etapas, sendo a primeira em conhecimento no vagonite e a segunda no ponto cruz. São realizados artesanatos em pano de prato, puxa saco, caminho de mesa, porta papel higiênico, entre outros. Tem duração aproximada de dois meses, sendo realizado em dois dias da semana, com carga horária de 2hs cada, sendo uma turma no período da manhã e duas turmas no período da tarde.
A oficina que confeccionar algum material, será repassado a cada participante do grupo o primeiro trabalho realizado, e os demais serão para o uso e exposição do próprio CRAS.
Encerrada a oficina de capacitação, cada um dos alunos receberá um certificado de conclusão do curso.