quarta-feira, 26 de maio de 2010

Curso de derivados do leite

O CRAS de PIngo D'Água, em parceria com o Senar, promoveu mais um curso em nossa comunidade. Desta vez foi o de Derivados do Leite de 18 a 22 de maio de 2010. O curso teve 12 participantes, sendo 11 concluintes. O mesmo aconteceu nas instalações do CRAS de Pingo D'Água. Esta parceria já vem acontecendo em outros cursos como Pintura em tecido, Peças Intimas, Panificação e Compotas de doces. Este foi um desejo realizado com muito êxito.
O curso que foi regido pela Instrutora Catarina de Belo Horizonte. O mesmo dividiu-se em três etapas, sendo a primeira uma parte teórica envolvendo vários temas como o cuidado com o meio ambiente, equipamentos utilizados, o cuidado com o leite para nao transmitir doenças etc. e a parte prática que foi sucesso. Em uma segundo momento a parte prática eu envolveu: pasteurização do leite, e a produção do queijo frescal, minas padrão, ricota, requeijão, mussarela, iogurte, bebida Láctea, provolone, doce de leite pastoso e pedaços.
Finalizado com o cálculo do preço final e rotulação, proporcionou às concluintes do curso, uma ampliação considerável em seus conhecimentos bem como a geração de renda.
Agradecimentos ao Sindicato dos produtores Rurais de Bom Jesus do Galho e Senar que nao cessam de evoluir nossos conhecimentos.





Foto_1 Foto_2 Foto_3 Foto_4 Foto_5

Clique nos link's para visualizar as fotos

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Crianças e adolecentes usuários de drogas


Adolescentes começam a usar drogas cada vez mais precocemente, a maioria optando inicialmente pelo álcool. Nessa faixa etária, pais e sociedade devem estar ainda mais atentos ao comportamento dos jovens, uma vez que dados comprovam que o uso de drogas está cada vez mais precoce no país. Segundo pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – Cebrid, realizada em 2004, 5,2% dos jovens brasileiros entre 12 e 17 anos são dependentes de álcool, 2,2% de tabaco, 0,6% da maconha e 0,2% de tranqüilizantes. O Cebrid também identificou que 15,5% dos estudantes brasileiros de ensino fundamental e médio da rede pública já usaram solventes e inalantes pelo menos uma vez na vida. Esse número sobe para 19,1% quando considerados apenas os jovens entre 16 e 18 anos. Ambiente favorável ao uso e amigos que usam drogas facilitam o contato e as primeiras experiências com as drogas, com as quais os adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao contato, em especial com o álcool, que tem a menor idade de início de uso entre as drogas. Em média, os estudantes pesquisados ingeriram álcool pela primeira vez com 12,5 anos. Depois vêm o tabaco, os solventes e os medicamentos (anfetaminas, anticolinérgicos e ansiolíticos), seguidos das drogas ilícitas.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Pensamento da Semana


"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Fernando Pessoa