sexta-feira, 11 de junho de 2010

CRAS inicia uma nova Oficina Profissionalizante



O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) é uma política de Proteção Social Básica, seu objetivo é promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, promovendo a superação de vulnerabilidades que surgem mediante a pobreza, à violência e a exclusão social. A nova política de Assistência Social não mais se pauta no assistencialismo e no controle do Estado sobre as famílias, ela se caracteriza por ações que buscam fortalecer os grupos familiares promovendo os direitos de cada um de seus membros.

Nesta perspectiva, as ações do CRAS são direcionadas às famílias de baixa renda, ás beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, ás que recebem o Benefício de Prestação Continuada, e àquelas encaminhadas pela rede municipal. Uma das ações do CRAS permeadas por esses princípios, são as oficinas de geração de renda, que juntamente com outras ações adjacentes são concretizadas viabilizando promover o desenvolvimento da autonomia das famílias, e a sua emancipação social.


No dia 25 de Maio, nas dependências do CRAS - Centro de Referência e Assistencia Social de Pingo D'Água, iniciou-se uma nova oficina de produção de salgados, ministradas pela monitora Rosilene Maria de Souza Carmo. O curso é ofertado gratuitamente e conta com a participação de 12 integrantes, que são contempladas com aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas são trabalhadas normas de higienização e custeio administrativo, nas aulas práticas elas aprendem a produzir coxinha, croquete, risoles, quibe, enroladinho frito e assado, esfirra, pastel assado e frito, bolinho de mandioca, bolinho de batata, empadinha e torta assada.



Uma das integrantes do curso, Cristina Aparecida Dias de 39 anos, é um exemplo da efetivação das ações, do qual motiva os profissionais a dar continuidade aos trabalhos ofertados. A mesma mora com seus três filhos e um neto, possui uma renda de R$ 290,00 reais advinda de seu trabalho em uma mercearia e do Beneficio Bolsa Família. Cristina iniciou o curso de salgados e já começou a colocar em prática seu aprendizado.


“Estou achando maravilhoso, o curso é uma grande ajuda para nós que precisamos. Presto muita atenção nas instruções da Rosa, e pergunto sobre aquilo que tenho dúvida.” (Cristina Aparecida Dias)


Sua primeira venda, foi no campo de futebol do Saete, e com o dinheiro que recebeu comprou mais materiais, o que lhe possibilitou dar continuidade a fabricação de salgados e aumentar sua renda familiar.


“Quem quiser encomendar salgados é só me procurar!” (Cristina Aparecida Dias)





Contudo, as ações dos profissionais do CRAS são executadas a fim de melhorar a qualidade de vida dessas famílias, promovendo a inclusão social, o fortalecimento de seus vínculos, instigando-as a construir um sentido e projetos de vida.


Texto por...


Cristiane Benta de Carvalho Majeski
Coordenadora e Psicóloga 04/29974


Inêz Alves de Oliveira
Assistente Social CRESS/MG 7667


Mais informações? Entre em contato...

0 comentários: